• Carlos Guglielmeli

Valparaíso perde um de seus pioneiros, Juarez Viana


Faleceu neste sábado (28), após uma longa luta contra o câncer, um dos pioneiros de Valparaíso de Goiás, José Juarez Viana de 70 anos.

Nascido em Oliveira, Minas Gerais, Juarez Viana veio morar em Valparaíso em 1979, já formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais. Em 1982, antes de iniciar a vida pública abriu a “Agropecuária Viana”, mas quatro anos depois assumiu a Administração de Valparaíso, que ainda era distrito de Luziânia, função que desempenhou até o ano seguinte.

De 1993 à 1996 Viana foi Secretário Municipal de Agricultura, Comercio e Indústria de Luziânia, participando ativamente do processo de emancipação de Valparaíso em 1995.

Juarez Viana fez história também como primeiro Secretário Municipal de Agricultura, Comércio, Indústria, Meio Ambiente e Turismo de Valparaíso de Goiás entre 1997 e 1999, durante o primeiro governo de José Valdécio. Em 2001 o experimentado gestor foi chamado de volta para Luziânia, onde permaneceu até 2003.

No governo Lêda Borges, Juarez Viana reassumiu a Secretaria Municipal de Agricultura, Comércio, Indústria, Meio Ambiente e Turismo, onde permaneceu de 2009 à 2011, quando foi para a Diretoria de Planejamento da AGDR (Agência Goiana de Desenvolvimento Regional).

Aparentemente, como prêmio por sua dedicação ao serviço público, o último cargo de Juarez Viana foi de 2013 à 2016 como de Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente na cidade em que nasceu, Oliveira-MG.

José Juarez Viana, que deixa a esposa Dora e os filhos Tiago e Rafael Viana, foi uma personalidade praticamente unânime, que conseguia dialogar com os vários espectros políticos de Valparaíso e região, por isso monopolizou nas redes sociais, de direitistas a esquerdistas, inúmeras manifestações de despedida e pesar por seu falecimento.

Como última homenagem da cidade que ele ajudou a construir, o corpo de Juarez Viana será velado na Câmara Municipal de Valparaíso e depois levado à sua cidade natal, onde será sepultado.


Publicidade

1/3
Bolsonaro_oferece_cloroquina_à_uma_Ema_
Precisa explicar?
Curta nossa Fampage.png