• Carlos Guglielmeli

Irã ataca base utilizada pelos EUA e deixa 4 militares feridos


Oito foguetes “Katyusha” do Irã atingiram a base iraquiana de Balad, à 90 quilômetro ao norte da capital Bagdá.

O ataque ocorrido neste domingo 12 só não causou mais danos porque a maioria dos militares já aviam sido evacuados do local no momento das explosões, conforme fontes da AFP (Agence France-Presse).

Segundo a agência, apenas quatro soldados iraquianos ficaram feridos, mas não há informação da gravidade desses ferimentos.

Essa ação é mais uma consequência do ataque norte-americano, realizado no dia 03 de janeiro, que matou o general iraniano, Qassem Soleimani, militar mais poderoso e influente do país persa.

A justificativa do presidente dos EUA, Donald Trump, para a morte de Soleimani foi que tropas americanas no Iraque sofreram vários ataques no últimos meses, em ações que mataram na realidade soldados iraquianos e um funcionário norte-americano terceirizado no dia 27 de dezembro recente.

O contra-ataque iraniano veio cinco dias depois com 12 mísseis disparados contra duas bases militares utilizadas por tropas americanas, mas ambas já haviam sido evacuadas preventivamente. Na mesma noite a defesa antiaérea do Irã se enganou e abateu um avião de passageiros ucraniano, matando 176 civis.


Publicidade

1/3
Roleta Russa 2.png
Precisa explicar?