• Carlos Guglielmeli

Acaba hoje o prazo para tirar ou regularizar o título de eleitor. Tudo pode ser feito pela internet



Termina nesta quarta-feira (6) o prazo para emissão dos novos títulos de eleitor ou regularização daqueles que tiverem pendências.


Como forma de prevenção contra o contágio pelo novo coronavírus, o Tribunal Superior Eleitoral disponibilizou junto aos Tribunais Regionais meios eletrônicos para que a população tome todas as providências de maneira On Line.


Os serviços disponíveis são:


* Alistamento (primeiro título);

* Transferência de município;

* Mudança de Zona Eleitoral – somente quando justificada em razão da melhoria da mobilidade do eleitor;

* Alteração de dados indispensáveis para a expedição de documentos ou exercício de direitos;

* Regularização de título cancelado.


Para acessar os serviços, o cidadão deve acessa o Site do TRE (Tribunal regional Eleitoral e buscar pelas abas Eleitor e Eleições, depois Eleitor e em seguida a opção Atendimento Remoto, a partir daí é só seguir o Passo a Passo disponível.


No caso de emissão do primeiro título, o alistado deverá ter em mãos seguintes documentos digitalizados e ou fotografados:


* Documento oficial de identidade com foto (são aceitos carteira de Identidade e Carteira de Categoria Profissional reconhecida por lei)

Comprovante de residência (o documento deve ter sido emitido há mais de 3 meses)

* Fotografia do requerente, em estilo “selfie”, exibindo, ao lado de sua face, o documento oficial de identificação, com o lado que contenha a foto voltado para a câmera;

* Digitalização do certificado de quitação do serviço militar para homens nascidos entre 1975 e 2001 que estejam tirando o primeiro título.


As imagens devem estar totalmente legíveis, sob pena do pedido ser indeferido, segundo o TSE.


Em caso de pendências que gerem multas, é preciso emitir o boleto e efetuar o pagamento através do Banco do Brasil.


Aqueles que tiverem dificuldades no pagamento da guia (GRU) no Banco do Brasil ou não possuírem condições financeiras, podem solicitar a dispensa do pagamento de multa eleitoral no campo “observações” e seguir com os procedimentos. O pedido será avaliado pelo juiz eleitoral a posteriormente.


Até o fechamento desta publicação os Sites do TRE-GO e do TSE estavam fora do ar com a justificativa dos dois tribunais de que a pane foi causada pelo alto número de acessos, mas que o serviço seria restabelecido a qualquer momento.

Publicidade

1/2
Mortos X Curados.png
Precisa explicar?
Curta nossa Fampage.png