• Carlos Guglielmeli

Aliados do governo Pábio e Zeli barram pedido de transparência na vacinação contra a Covid-19

Os vereadores aliados do prefeito Pábio Mossoró (MDB) e da vice, Dra. Zeli Fritsche (PDT), rejeitaram nesta quarta-feira (24) o requerimento 001/2021 apresentado pela vereadora Cláudia Aguiar (PSDB) solicitando a listagem das pessoas vacinadas contra a Covid-19 para evitar os "fura-filas".


Câmara Municipal de Valparaíso, 7ª sessão ordinária de 24 de fevereiro de 2021 / Foto: Câmara Municipal de Valparaíso

Cláudia Aguiar apresentou o requerimento originalmente na sessão do 02 de fevereiro e no mesmo dia, após polêmica levantada principalmente pelos vereadores Tião da Padaria (PSC) e Brandão (MDB) recebeu ima lista de vacinados com cerca de 900 nomes, por isso a vereadora retirou o seu pedido da pauta provisoriamente.


Vereadora Cláudia Aguiar (PSDB), autora do requerimento 001/2021 que pede buscava esclarecimentos sobre suspeitas a cerca da vacinação contra a Covid-19 em Valparaíso / Foto: Câmara Municipal de Valparaíso

Acabou que, segundo a vereadora, a lista entregue levantou ainda mais suspeitas sobre a desobediência ao cronograma de prioridades estabelecido pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) e a possibilidade "fura-filas" em Valparaíso. Durante a conferência dos dados, a equipe de Cláudia Aguiar encontrou vários nomes repetidos até 7 vezes, fazendo a lista de imunizados cair para 221.


Mesmo diante das dúvidas geradas pelo sigilo inicial, de onde as vacinas estavam sendo aplicadas, quem as estava recebendo e por último essa diferença na lista apresentada pela Secretaria Municipal de Saúde, a base governista na Câmara saiu para o ataque contra a proposta da vereadora, que teoricamente seria lógica.


Os mais exaltados contra o pedido de informações, foram os vereadores Tião da Padaria e Brandão. O primeiro combatendo o requerimento com ironias e o segundo com uma defesa agressiva, sem elementos.


Votaram contra os esclarecimentos os vereadores Plácido Cunha e Jabá, ambos do Avante, Prof. Elenir, Maria do Monte e Brandão do MDB, Paulo Brito e Tião da Padaria, os dois do PSC, Portela do Podemos e Alceu do PL, além do Jorge Recife, filiado ao PDT. Walison Lacerda não apoiou sua colega do PSDB e se absteve, enquanto o Zequinha (PL) estava ausente.


Pela transparência na vacinação contra a Covid-19, deve começar a ser votada na Câmara, um projeto de lei da mesma vereadora, Cláudia Aguiar, que estabelece a obrigatoriedade de divulgação de determinados dados dos imunizados nos veículos oficiais de comunicação da prefeitura.

Veja o requerimento e o resultado da votação:

(Clique nas imagens para ampliá-las)


Publicidade
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom

press to zoom

press to zoom
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom
1/3