• Carlos Guglielmeli

Anvisa autoriza, por unanimidade, uso emergencial da CoronaVac e vacina de Oxford

Em reunião realizada nesta domingo (17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou por unanimidade o uso emergencial das vacinas da AstraZeneca e da Sinovac contra o novo coronavírus, abrindo caminho para o início da imunização no Brasil contra uma doença que já provocou quase 210 mil mortes.

Atrasado, o governo Bolsonaro vai ter que iniciar a vacinação nacional com a CoronaVac, importada pelo governador de São Paulo João Dória / Fotos: Reprodução

Os cinco diretores do órgão regulador votaram a favor do uso emergencial de 2 milhões de doses da vacina desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, que serão importadas da Índia pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e de 6 milhões de doses da CoronaVac importadas da China pelo Instituto Butantan.


No caso da CoronaVac, da chinesa Sinovac, a relatora dos pedidos, Meiruze Freitas, impôs como condição para o uso emergencial a assinatura pelo Instituto Butantan, autor do pedido, de um termo de compromisso para apresentação de mais dados sobre a vacina até 28 de fevereiro, e a subsequente publicação no Diário Oficial.


Antecipada pelo governo paulista de João Dória (PSDB), somente a vacina do Butantan está disponível para aplicação imediata na população no momento, uma vez que o governo federal se atrasou na importações das doses da vacina da AstraZeneca.


O Ministério da Saúde solicitou na sexta-feira ao Instituto Butantan a "entrega imediata" das doses da vacina CoronaVac para o início da imunização nacional, mas o governo de São Paulo havia dito que pretendia manter uma parte das doses no Estado para iniciar a vacinação.


Neste domingo, o governador João Doria afirmou que determinou que o Butantan entregue as vacinas ao Ministério da Saúde imediatamente após a aprovação da Anvisa.


Publicidade
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom

press to zoom

press to zoom
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom
1/3