• Carlos Guglielmeli

Biden dispara em pesquisa nacional e cresce em estados com maior peso eleitoral


Foto: Jeff Kowalsky/AFP

Nova pesquisa nacional nos Estados Unidos mostrou uma disparada do candidato Joe Biden à Casa Branca. O democrata também ampliou sua vantagem sobre o republicano Donald Trump nos principais colégios eleitorais.


De acordo com o levantamento do instituto SSRS encomendado pela rede CNN, o ex-vice de Barack Obama tem o apoio de 57% dos prováveis eleitores entrevistados, enquanto Trump aparece com 41%. Em 28 de setembro, o placar era de 51% a 43% a favor de Biden.


Como a eleição presidencial nos EUA é definida por colégios eleitorais, pesquisas de âmbito nacional são pouco relevantes para avaliar as chances reais de cada candidato. No entanto, Joe Biden também ampliou sua vantagem sobre o republicano nos estados determinantes para estabelecer o vencedor do pleito.


Segundo uma média calculada pelo site Real Clear Politics, Biden tem 5,8 pontos de vantagem sobre Trump em Michigan, 6,6 na Pensilvânia e 6,0 no Wisconsin. Na sexta-feira passada (2), as diferenças estavam em 5,2, 5,7 e 5,5 pontos, respectivamente.


No Arizona, a vantagem do Republicano Biden aumentou de 3,0 na última sexta para 3,4 nesta terça, enquanto na Flórida, a diferença subiu de 1,1 para 2,4 pontos. Já na Carolina do Norte, a vantagem saiu de 0,5 para 1,2 ponto.


Em 2016, Trump perdeu para Hillary Clinton no voto popular, porém venceu por margem estreita nesses seis estados, que lhe garantiram 101 de seus 304 votos no colégio eleitoral.

Publicidade

1/2
Mortos X Curados.png
Precisa explicar?
Curta nossa Fampage.png