Foto: Reprodução / Valtteri Bottas comemora primeira pole da F1 2020, na Áustria.
Valtteri Bottas precisou administrar os problemas eletrônicos que poderiam afetar o câmbio da Mercedes W11, apresentados desde a metade da corrida e venceu de ponta a ponta o Grande Prêmio da Áustria, abertura do Campeonato Mundial de F1 2020.
Lewis Hamilton até que vinha na cola de Bottas, mas o diretor técnico da Mercedes, James Alisson, pediu a ambos os pilotos da equipe que poupassem o equipamento pois havia um problema eletrônico de leitura que poderia afetar câmbio dos bólidos.
Com o problema, Hamilton desistiu de atacar seu companheiro de equipe e já parecia conformando com a segunda posição, quando, na terceira relargada após a entrada de um Safety Car, Alexander Albon tentou lhe ultrapassar. Os dois se chocaram, o piloto da Red Bull saiu da pista e foi parar lá atrás no grid. Já o inglês da Mercedes foi punido com 5 segundos no seu tempo final, por isso perdeu duas posições.
Charles Leclerc da Ferrari em terceiro e Lando Norris da McLaren em quarto, acamaram subindo uma posição, após herdarem o posto do hexacampeão. Foi o primeiro pódio de Norris na F1, e o segundo da McLaren depois do “recomeço” do ano passado.
Vettel relembrou os erros dos últimos tempos, quando viu à sua frente a disputa de Carlos Sainz e Leclerc. Vettel foi otimista demais no momento em que o espanhol e o monegasco dividiram o hairpin. O alemão tentou por dentro, travou as rodas, tocou na parte interna da MCL35 de Sainz e rodou, voltando no fim do grid, mas ainda conseguiu voltar ao top 10, garantindo um pontinho na primeira rodada da temporada.
Dos 20 carros que largaram para o Grande Prêmio da Áustria, apenas 11 receberam a bandeira quadriculada. Verstappen foi o primeiro a abandonar com problemas mecânicos em sua RB16, ainda na volta 11.
Daniel Ricciardo teve problemas com sua Renault e Lance Stroll com sua RP20, num fim de semana que também não foi bom para as Willians e para Haas.
Veja como ficou o resultado final do Grande Prêmio da Áustria 2020 de F1: