• Carlos Guglielmeli

Brasil registra primeira suspeita de reinfecção pela Covid-19. China Já confirmou a possibilidade


Fotos clicadas nas ruas de Jundiaí pelo Portal Cidade Louveira

Uma mulher de 39 anos, residente em Volta Redonda no estado do Rio de Janeiro, é suspeita de ter contraído covid-19 pela segunda vez.


O caso foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde carioca apenas dois dias após a publicação de um estudo no jornal científico Clinical Infectious Diseases, que atestou a reinfecção pelo novo coronavírus de um chines de 33 anos. Neste caso os pesquisadores da Universidade de Hong Kong comprovaram as duas contaminações por cepas diferentes do SARS-Cov-2 a partir da Sequencia genômica.


Belgica e Holanda também já confirmaram casos de reinfecção pelo vírus.


Em uma Live, professor da Universidade britânica de Oxford, afirmou que pessoas que pegaram a Covid-19 em março já podem estar suscetíveis a reinfecções. Segundo Bell, os anticorpos que atuam contra o novo coronavírus podem diminuir entre 10 e 30% ao mês.


Recentemente um estudo feito pela King’s College de Londres, com cerca de 90 pessoas, apontou que os anticorpos desapareciam com o tempo, atingindo um ápice três semanas após os primeiros sintomas e praticamente desaparecendo em 4 meses.


A possibilidade de reinfecção destrói a estratégia do governo brasileiro, que optou pela 'imunidade de rebanho' em detrimento do isolamento social para achatar a curva de contágio.


Imunidade de rebanho, é um conceito criado por imunologistas para calcular quantas pessoas numa população precisam se contaminar, tornando-se imunes a um agente infeccioso, para que ele não atinja indivíduos vulneráveis. A ideia é simples: quanto mais pessoas com anticorpos, menos pessoas doentes, menos vírus circulando.


Uma estratégia que se torna absolutamente sem efeito com a possibilidade de reinfecção em tão pouco tempo.

Publicidade
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

1/3