• Carlos Guglielmeli

Brasil se une às ditaduras da Venezuela e da Coreia do Norte ao omitir dados completos da Covid-19

A decisão do governo Bolsonaro de omitir o balanço total de mortes causadas pela Covid-19 desde sábado (6), coloca o Brasil ao lado da Venezuela e da Coreia do Norte, dois países governados por ditaduras, na transparência das informações sobre a pandemia.


"Ocultar e manipular dados é estratégia de regimes autoritários que deve ser rechaçada com veemência", denunciou a organização Transparência Internacional.


O Site do Ministério da Saúde passou algumas horas fora do ar neste sábado e ao retornar, exibia apenas os números de contágios e mortes causadas pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, omitindo a contabilidade total da doença.


Em nota compartilhada por Bolsonaro, o ministério explicou que a mudança "permite acompanhar a realidade do país. Ao acumular dados, além de não indicar que a maior parcela já não está com a doença, não retratam o momento do país. Outras ações estão em curso para melhorar a notificação dos casos e confirmação diagnostica", afirma o texto, que argumenta ainda que a atraso na divulgação dos dados ­­- agora feita às 22h - é para "evitar subnotificação".


No dia anterior, o presidente da República postou em sua conta no Twitter que a mudança do horário da divulgação esvaziava a pauta do maior telejornal do país, o Jorna Nacional, da TV Globo.


As reações à modificação da publicação das estatísticas não demoraram, o Ministério Público Federal (MPF) abriu um procedimento extrajudicial para apurar as razões da mudança. A pasta federal terá 72 horas para dar explicações.


Da Câmara dos deputados, o presidente Rodrigo Maia (DEM) chegou a cogitar que se a estratégia do governo federal se mantiver, o congresso pode assumir o papel de divulgar os dados com transparência.



Publicidade
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom

press to zoom

press to zoom
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom
1/3