• Carlos Guglielmeli

Brasil tem mais de 3 mil cidades com lixões a céu aberto. Valparaíso superou esse problema em 2009


Foto: Reprodução de redes sociais

Cerca 40,1% das cerca de 29 milhões de toneladas de lixo produzidas no Brasil em 2019 foram descartados de maneira incorreta.


Valparaíso de Goiás superou este problema em apenas dois meses do mandato da então prefeita Lêda Borges (PSDB), porém ao menos 3.000 dos 5.570 municípios brasileiros mantêm lixões à céu aberto e quase metade deles descarta seus resíduos oficialmente nesses locais.


A região com mais lixões ativos no Brasil é o nordeste, com 844 no total, reflexo de outro dado negativo, essa é também a parte do país com o menor cobertura da coleta.


No bairro valparaisense chamado Vila Guaíra essa realidade começou a se repetir recentemente. Com falta de coleta de lixo regular, moradores estão depositando seus resíduos em locais que estão se transformando numa espécie de Lixão.


Determinado pelo PNRS (Plano Nacional de Resíduos Sólidos), venceu em 2014 o prazo para que os municípios implementassem um sistema adequado para a destinação do lixo, mas Valparaíso faz parte de um grupo seleto com apenas cerca de 36% das cidades Brasileiras que cumpriram essa meta em tempo.


Para Carlos Silva Filho, diretor presidente da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de limpeza Pública e Resíduos Especiais), a dificuldade de acabar com o lixões está relacionada a três fatores, o principal deles a falta de prioridade das gestões públicas para o assunto e os outros a falta de recursos e a baixa percepção das pessoas sobre os males causados pelos lixões à saúde e ao meio ambiente.


Em julho p presidente Jair Bolsonaro sancionou o Marco Legal do Saneamento, que determinou para 2021 o novo para o fim dos Lixões e todos os municípios devem apresentar seus planejamentos até o fim de 2020


Publicidade
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom

press to zoom

press to zoom
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom
1/3