• Carlos Guglielmeli

Brasil ultrapassa a marca de 400 mil mortes por Covid-19 ou chegou a 400 mil CPFs cancelados, e daí?

Com 3.001 óbitos registrados nesta quinta-feira (29) o Brasil ultrapassou a trágica marca de 400 mil mortes causadas pelo novo coronavírus, ou apenas 400 mil CPFs cancelados, dependendo do espectro ideológico de quem analisa a informação.


Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ignorou o fato, e em sua live semanal, transmitida por volta das 19 horas, quando o número já estava consolidado, e praticamente só militou pela liberação da exploração de terras indígenas, limitando-se a uma menção bem discreta:


"Lamentamos, chegou agora uma quantidade enorme de mortes aqui." A menos de uma semana, Bolsonaro esteve no programa de TV apresentado por Sikeira Júnior, onde, nos bastidores, tirou uma foto com um cartão de CPF ampliado constando uma tarja vermelha com a inscrição "cancelado", que na linguagem policial quer dizer "morto", e não pegou bem por parecer falta de empatia com as cerca de 3 mil famílias enlutadas no país por dia devido a doença.

Foto: Reprodução (Qualidade de print de tela)

O presidente também não mencionou o número em nenhuma publicação das suas redes sociais.


Somente 65 dos 5.570 municípios brasileiros têm mais de 400 mil habitantes, então esse dado equivale à dizimação de qualquer uma das outras 5.505 cidades.


Dados da Associação Nacional dos Registrados de Pessoas Naturais (Arpen), entidade que representa todos os cartórios do país, indicam ainda que, desde março do ano passado, um em cada cinco óbitos notificados (21,7%) é decorrente da Covid-19.


Ainda nesta quinta, segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), 69.389 pessoas foram diagnosticadas com o novo coronavírus, elevando para 14.590.678 o total de casos já confirmados no país.





Publicidade
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom

press to zoom

press to zoom
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom
1/3