• Carlos Guglielmeli

Butantan anuncia vacina brasileira contra o coronavírus

O Instituto Butantan anunciou na manhã desta sexta-feira (26) a criação da nova candidata a vacina contra a Covid-19, integralmente desenvolvida pelo instituto ligado ao governo do Estado de São Paulo, a Butanvac.


Segundo o presidente do Instituto, Dimas Covas, o Butantan vai formalizar o pedido de autorização à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda nesta sexta-feira para iniciar os testes clínicos, em humanos.


Foto: G1

Covas disse durante a entrevista coletiva que a expectativa é que as três últimas fases de testes da Butanvac devem começar em abril.


Presente na coletiva, coube ao governador de João Dória (PSDB), anunciar o potencial do imunizante diante dos resultados obtidos até então.


Conforme Dimas Covas, a Butanvac começou a ser produzida há exatamente um ano, em 26 de março de 2020. O imunizante foi desenvolvido com matéria-prima brasileira, usando a mesma tecnologia da na vacina da gripe.


"Essa vacina será integralmente produzida aqui, nós não dependeremos de nenhum insumo, da importação de nenhum insumo, é uma tecnologia que já existe. Essa tecnologia é a mesma que é usada para a produção da vacina da gripe", disse.


A intenção anunciada do Butantan é começar a produção e estocagem da vacina já em maio, paralelamente aos estudos clínicos, para que até julho hajam 40 milhões de doses prontas.

Publicidade
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom

press to zoom

press to zoom
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan
Institucional do Novo Gama Mar2021 Retan

press to zoom
1/3