• Carlos Guglielmeli

Butantan anuncia vacina brasileira contra o coronavírus

O Instituto Butantan anunciou na manhã desta sexta-feira (26) a criação da nova candidata a vacina contra a Covid-19, integralmente desenvolvida pelo instituto ligado ao governo do Estado de São Paulo, a Butanvac.


Segundo o presidente do Instituto, Dimas Covas, o Butantan vai formalizar o pedido de autorização à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda nesta sexta-feira para iniciar os testes clínicos, em humanos.


Foto: G1

Covas disse durante a entrevista coletiva que a expectativa é que as três últimas fases de testes da Butanvac devem começar em abril.


Presente na coletiva, coube ao governador de João Dória (PSDB), anunciar o potencial do imunizante diante dos resultados obtidos até então.


Conforme Dimas Covas, a Butanvac começou a ser produzida há exatamente um ano, em 26 de março de 2020. O imunizante foi desenvolvido com matéria-prima brasileira, usando a mesma tecnologia da na vacina da gripe.


"Essa vacina será integralmente produzida aqui, nós não dependeremos de nenhum insumo, da importação de nenhum insumo, é uma tecnologia que já existe. Essa tecnologia é a mesma que é usada para a produção da vacina da gripe", disse.


A intenção anunciada do Butantan é começar a produção e estocagem da vacina já em maio, paralelamente aos estudos clínicos, para que até julho hajam 40 milhões de doses prontas.

Mortos X Curados.png
Precisa explicar?
Curta nossa Fampage.png