• Carlos Guglielmeli

Caiado deve endurecer isolamento social nas cidades com mau desempenho no combate ao Covid-19



Em entrevista concedida à GloboNews na segunda-feira (11), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), disse que estuda a implementação de um novo formato de isolamento social no estado, que ele chamou de "Intermitente".


Nos últimos dias, Goiás que já teve o melhor índice de adesão ao isolamento social entre os estados brasileiros e o Distrito Federal, amargou a última posição entre as unidades federativas semelhantes, com apenas 37,44% de diminuição na circulação de pessoas, segundo estudo da empresa IN Loco, que utiliza dados da movimentação geográfica de celulares.


Segundo o comitê de gestão da crise provocada pelo novo coronavírus que auxilia Ronaldo Caiado, os municípios foram mais permissivos em seus decretos do que o estabelecido pelo estado, dando uma falsa impressão para a sociedade sobre a gravidade da pandemia


O isolamento "Intermitente" que Caiado apresentará na quarta-feira (13) vai utilizar a mesma metodologia aplicada pelo governo do Rio Grande do Sul, onde o grau de liberação da atividade econômica obedece inversamente a intensidade da contaminação do novo coronavírus nos municípios ou regiões.


Ou seja, os municípios com maior progressão da doença receberão nominalmente a sugestão de diminuição das atividades socioeconômicas, cabendo aos prefeitos reeditar seus decretos obedecendo ou não as medidas, assumindo a responsabilidade e as consequências deles.


O Lockdown (fechamento geral) ainda está fora de cogitação, segundo o governador e seus assessores,mas não é descartado, caso a propagação do vírus não desacelere em Goiás.

Publicidade

1/2
Mortos X Curados.png
Precisa explicar?
Curta nossa Fampage.png