• Carlos Guglielmeli

Campanha de vacinação contra a gripe acaba em uma semana



Acaba na próxima terça-feira (30) a campanha de imunização contra a gripe realizada em território nacional.


As Crianças de 6 meses a 5 anos de vida, gestantes, trabalha​dores em saúde, Mulheres que deram a luz a menos de 45 dias (puérperas), adultos de 55 à 59 anos, idosos, pessoas com deficiência, com doenças crônicas não transmissíveis ou condições clínicas especiais, membros das forças de segurança, motoristas do transporte coletivo, caminhoneiros, funcionários do sistema prisional, detentos, indígenas e professores que ainda não se vacinaram contra o vírus influenza podem procurar as unidades de saúde dos seus bairros durante esses sete dias.


A meta definida pela SES-GO é para que pelo menos 90% do público-alvo sejam imunizados, ou seja, 2.186.183 goianos. Porém dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização extraídos na segunda-feira (22), mostram que a cobertura vacinal entre crianças está em menos de 53%; entre as puérperas, menos de 79% e entre as gestantes está em 74,36%. Já entre os adultos aptos a se vacinarem, apenas 63% procuraram imunização.


Somente entre indígenas e profissionais da saúde a meta foi cumprida.


A vacina da gripe não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento pode auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para influenza em casos suspeitos de Covid-19, agilizando a testagem. Por isso as secretarias de Saúde, tanto do estado de Goiás, quanto do município de Valparaíso, ressaltam a importância extra da imunização desses grupos prioritários.

Publicidade

1/2
Mortos X Curados.png
Precisa explicar?
Curta nossa Fampage.png