• Carlos Guglielmeli

Cenário político para as eleições em Valparaíso fica mais claro após fim do prazo de filiação



Findou neste sábado, 04 de abril, o prazo para filiação e desincompatibilização de quem pretende disputar as próximas eleições municipais.

Os pretensos candidatos tinham que se afastar de cargos públicos e se filiar definitivamente em um partido político, seis meses antes das eleições marcadas para 04 de outubro próximo.

Sem definição sobre a possibilidade de adiamento do pleito, em consequência da pandemia do coronavírus, os prazos iniciais tiveram que ser respeitados. Com isso já é possível vislumbrar quem apoia quem e como está a divisão das forças políticas na cidade, mesmo que ainda haja a possibilidade de movimentação dos partidos.

Não há informação oficial sobre o assunto, mas conforme levantamento feito pelo Jornal Opção do Entorno, a deputada estadual Lêda Borges (PSDB) e o prefeito Pábio Mossoró (MDB), que até então polarizam a disputa pela prefeitura, fecharam 4 chapas completas de vereadores com partidos aliados, cada um.

Quanto aos pré-candidatos a prefeito Elvis Santos (SD) e Afrânio Pimentel (PP), especula-se que ambos conseguiram fechar três nominatas completas cada, sendo que o primeiro parece ter uma sobra num quarto partido.


A estreante Maria Yvelônia do REPUBLICANOS, que se desligou do Governo Federal para ser candidata a prefeita, segundo levantamento, também fechou três grupos completos de candidatos a vereador.

Sobre a pré-candidata do PSL, Sirley Azevedo, o Ferreira do PRTB, e o Prof. Silvano no PT ambos conseguiram finalizar a composição de candidatos dos seus partidos e podem ter contribuído com um segundo grupo;


Até do vereador Alceu Gomes (DC), que pode ser o candidato a chefe do executivo municipal com o apoio de Lêda Borges, caso ela opte por permanecer na política do estadual para depois se alçar à federal, há a informação de que ele compôs um grupo completo para disputar as vagas do legislativo.

O vexame nesse primeiro teste de força ficou por conta do DEMOCRATAS, partido do governador Ronaldo Caiado, que não confirmou apoio ao Paulo Roriz, como anunciava a direção municipal da legenda, e hoje conta com, ainda só possíveis, 17 pré-candidatos a vereador, sem nenhum prefeitável.

Na edições do Diário Oficial de Valparaíso na última semana, principalmente no dia 03 de abril, há uma extensa lista de exonerações e afastamentos que pode ser considerada também uma lista de prováveis candidatos.

Veja abaixo quem deixou seu cargo para, possivelmente, ser candidato no próximo pleito:



Diário Oficial do dia 03 de abril de 2020

Diário Oficial do dia 02 de abril de 2020

Diário Oficial do dia 01 de abril de 2020

Diário Oficial do dia 31 de março de 2020

Diário Oficial do dia 30 de março de 2020

Diário Oficial do dia 27 de março de 2020

Lista de datas com publicação no Diário Oficial de Valparaíso entre 27/Mar e 03/Apr

Publicidade

1/2
Mortos X Curados.png
Precisa explicar?
Curta nossa Fampage.png