• Carlos Guglielmeli

Com 6 meses de pandemia, prefeitura de Valparaíso realiza 4ª ação para diagnóstico da Covid-19



Passados 184 dias desde a chegada da Covid-19 em Valparaíso, a prefeitura da cidade realizou neste sábado (26) apenas a 4ª ação de reforço para diagnóstico da doença.


Entre os 246 municípios do estado de Goiás, a cidade distante 36Km de Brasília é o 5º em número de casos confirmados e o sexto em mortes causadas pela doença.


Segundo dados não oficializados ainda, a ação deste sábado atendeu 1.077 pessoas, das quais 217 testaram positivo para a presença do novo coronavírus no organismo e 860 teriam recebido resultados negativo.


Na teoria esses números indicam que todos que compareceram ao local da ação tiveram a oportunidade de fazer o teste da doença, o que não corresponde a relatos, tanto de usuários como de servidores da saúde envolvidos, que informaram haver uma triagem para checagem de protocolos como a existência de sintomas por mais de 7 dias, para que, só a partir daí, sejam feitos os exames. Por isso é possível que os dados sejam corrigidos quando forem divulgados oficialmente.


Nas edições anteriores, todas realizadas neste mês de setembro, nos dias 05, 12 e 19, foram atendidas 2.568 pessoas, das quais 897 testaram positivo para a Covid-19, indicando que a prefeitura Municipal demorou à agir neste sentido, provocando a subnotificação e a consequente disseminação da doença de maneira mais grave do que poderia ter sido, se o empenho tivesse ocorrido antes.



Mortos X Curados.png
Precisa explicar?
Curta nossa Fampage.png