• Carlos Guglielmeli

Com mais 2 mortos e 25 novos casos, Valparaíso é a pior cidade da região no combate à Covid-19



O município de Valparaíso de Goiás registrou nesta quarta-feira (20) mais duas mortes causadas pelo novo coronavírus e atingiu a parca de 151 óbitos causados pela doença.


A cidade também confirmou ter mais 25 cidadãos infectados com o vírus, chegando a um total de 8.394 contaminados desde o início da pandemia.


Entre as cidades próximas, Valparaíso tem o pior desempenho no enfrentamento à pandemia, disparado com o maior número de contágio e o segundo lugar em número de mortes.


A letalidade da doença entre os valparaisenses também é mais grave do que em outras cidades vizinhas. Comparado à Cidade Ocidental, por exemplo, onde o número de contaminados chegou a 4.129, pouco menos que a metade de Valparaíso, o número de mortos é mais que 300% comparado aos ocidentalenses, lá 47 pessoas morreram pelo patógeno.


Moradores reclamam da dificuldade para fazer os testes de detecção do vírus, segundo denúncias de populares, fazer os exames só foi mais fácil durante o período eleitoral, e após o pleito as dificuldades voltaram a ser impostas.


Outro grupo queixoso são os comerciantes, que temem por novas restrições que podem acontecer se a situação continuar piorando: "Nós tentamos fazer a nossa parte, mas estamos quebrados. Tudo bem que pudemos ficar abertos, mas nós precisávamos de mais ajuda para conscientizar os clientes, as pessoas. Eu fico aberto até as 2h, na frente do meu estabelecimento lota de gente a noite, batendo papo, todo mundo sem máscara e eu não tenho como mandar embora, não tenho máscaras para distribuir e nunca passou uma fiscalização aqui", desabafa um empreendedor do bairro Céu Azul que prefere não se identificar.


A única grande distribuição de máscaras de proteção facial, por exemplo, feita com recursos públicos que se tenha conhecimento em Valparaíso, foi durante as eleições, para os participantes de uma carreata dos então candidatos à reeleição, Pábio Mossoró (MDB) e Zeli Fritsche (PDT), fato que está sendo investigado e conta com a leniência do Ministério Público Local.

Publicidade

1/2
Mortos X Curados.png
Precisa explicar?
Curta nossa Fampage.png