• Carlos Guglielmeli

Em dia tranquilo, Valparaíso registra dois novos casos de Covid-19 enquanto Goiás tem 20 mortes



Após dias com elevado registro de diagnósticos positivos para o Covid-19, Valparaíso de Goiás confirmou apenas dois novos casos da doença e nenhuma morte nas últimas 24 horas.


Sem uma explicação lógica, a não ser a redução na escala daqueles que liberam os resultados dos exames, o sábado e o domingo têm sido dias de poucos registros, o que trás um alívio para a cidade que vinha contabilizando mais 30 pacientes com o novo coronavírus diariamente, em média.


Ao contrário desse alúvio, Goiás que está em 6º lugar no Ranking das 27 unidades federativas equivalentes que menos testam para o Covid-19, confirmou 20 mortes e outros 785 contaminados.


O estado ainda tem 55.054 casos suspeitos.


Em Valparaíso, o alerta para a subnotificação e o presumível agravamento da pandemia por isso está no baixo índice de testagem comprovado pela relação entre os números de notificações e suspeitas. Mesmo com o anuncio da compra de 1.600 testes feita pela prefeitura e o recebimento de outros 2.000 doados pelo Distrito Federal, 41% da população que notificou alguma possibilidade de ter contraído a doença ainda está apenas sob observação.


Das 1.886 suspeitas de contaminação entre valparaisenses, 773 estão aguardando confirmação ou não da infecção. Entre esses duvidosos, menos que uma dezena espera resultado de exames, os outros permanecem com a possibilidade de estar com a doença, mas conforme a determinação da Secretaria Municipal de Valparaíso, aguardam a manifestação de sintomas por 7 ou 10 dias, para só depois serem testados.


Ao todo, dos 518 munícipes que foram confirmados com a doença em Valparaíso, 131 se recuperaram, 17 morreram e outros 370 permanecem com o vírus ativo.

Publicidade

1/2
Mortos X Curados.png
Precisa explicar?
Curta nossa Fampage.png