• Carlos Guglielmeli

Ex-piloto da F1 e Indy Car, Alex Zanardi, sofre grave acidente em prova de paraciclismo


Alessandro Zanardi durante Jogos Paralímpicos de Londres

O ex-piloto de F1 e bicampeão da Indy Car sofreu um grave acidente nesta sexta-feira (19) com sua handbike quando participava de um revezamento de paraciclismo em Pienza, região da Toscana na Itália.


Em alta velocidade, Zanardi teria perdido o controle de sua bicicleta adaptada, mudado de pista e colidido de frente com um caminhão. Com Traumatismo craniano grave o piloto foi levado de helicópitero ao Hospital Santa Maria alle Scotte, em Siena, onde passou por uma neurocirurgia e uma cirurgia bucomaxilofacial.


"A neurocirurgia e a cirurgia bucomaxilofacial que o atleta passou, devido ao traumatismo craniano grave, começaram 19h00 e terminaram às 21h30. O paciente foi transferido para terapia intensiva, com prognóstico reservado. O estado de saúde dele é muito sério", diz um comunicado do hospital.

(Clique nas imagens para ampliá-las)


Alex Zanard, admirado no mundo esportivo por sua capacidade de superação, teve as duas pernas amputadas em decorrência de uma acidente que sofreu em setembro de 2001 no circuíto oval Euro Speedway Lausitz na Alemanha, quando corria pela No Moom na Indy Car. O italiano brigava pela vitória da prova quando, estranhamente, após um pit stop, balançou o carro e ficou atravessado na pista, sendo atingido em cheio pelo carro do canadense Alex Tagliani.

(Clique nas imagens para ampliá-las)


Antes disso, Zanard já havia corrido na F1, onde não obteve resultados expressivos e se transferiu para a categoria americana de monopostos, sagrando-se campeão duas vezes pela equipe Chip Ganassi em 1.998 e 1.999.

Publicidade

1/2
Mortos X Curados.png
Precisa explicar?
Curta nossa Fampage.png