• Carlos Guglielmeli

Goiás é um dos estados que menos testa para a Covid-19 e pode ter mais infectados que o DF



Entre as unidades federativas equivalentes das quais foram possíveis levantar os dados, o estado de Goiás é o que menos testa para o novo coronavírus, com uma média de 324.58 exames para cada milhão de habitantes.


Na outra ponta do Ranking, o Distrito Federal realiza 1.625,06 testes de detecção do Covid-19 para cada milhão de habitantes.


Durante uma videoconferência com 32 prefeitos, após a fala de Pábio Mossoró (MDB), chefe do executivo municipal de Valparaíso de Goiás, cidade limítrofe e distante 36Km de Brasília, o Governador Ronaldo Caiado (DEM) disse estar assustado com a disseminação da doença no Distrito Federal, sem considerar que Goiás tem 8,9% mais mortes num universo de 62,3% menos diagnósticos.


Em colaboração com o Jornal Opção do Entorno, a epidemiologista Sarah Sacco, de Várzea Grande-MT, disse que "essas proporções indicam de maneira simplista que o estado de Goiás deve, na realidade, ter mais contaminados do que o Distrito Federal. O número de mortes teoricamente oficializa isso".


Conforme acompanhamento dos boletins epidemiológicos municipais de Valparaíso, os exames enviados para o Lacen (Laboratório Central), em Goiânia, chegam a demorar entre 10 e 15 dias para retornar com os resultados, enquanto no Distrito Federal, em seu pior momento, essa espera era de sete dias em média, um prazo que hoje caiu para 2,4 dias, quando não são utilizados testes rápidos de minutos para a constatação.


Veja o Ranking de testagem com números obtidos entre 10 estados e o Distrito Federal, levando em conta os testes feitos à cada 1 milhão de habitantes:


Distrito Federal - 1.625,06 testes/milhão de habitantes

Amazonas - 1.561,31 testes/milhão de habitantes

Bahia - 843,74 testes/milhão de habitantes

Paraná - 834,27 testes/milhão de habitantes

Pernambuco - 786,85 testes/milhão de habitantes

São Paulo - 775,28 testes/milhão de habitantes

Rio de Janeiro - 579,21 testes/milhão de habitantes

Rio Grande do Sul - 562,53 testes/milhão de habitantes

Minas Gerais - 476 testes/milhão de habitantes

Mato Grosso - 433,35 testes/milhão de habitantes

Goiás - 324,58 testes/milhão de habitantes

Publicidade

1/2
Mortos X Curados.png
Precisa explicar?
Curta nossa Fampage.png