• Carlos Guglielmeli

Governo de Valparaíso omite dados da Covid-19, inclusive mortes causadas pela doença



Os falecimentos do membro do Conselho Municipal de Saúde, Fernando Lopes, e da Agente Comunitária de Saúde, Maria Vieira Borges, ambos vítimas da Covid-19 e moradores Valparaíso de Goiás, foram confirmados no domingo (4), porém os óbitos ainda não estão relacionados no boletim epidemiológico do município, que desde quinta-feira (2) permanece com 111 mortes registradas, tão pouco no portal de controle e avaliação do estado.

Esse represamento ou omissão de dados, que se tornou uma prática a cerca de três semanas no município, começou com a falta do registro total das pessoas que procuraram atendimento relacionados à doença, nominados como 'casos notificados', que podem ficar como suspeitos e evoluir para descartados ou confirmados.


No Sábado 26 de setembro, por exemplo, a organização da ação para reforço do diagnóstico informou ter atendido 1.077 pessoas, porém, de lá até a quinta-feira (1), haviam sido registradas 371 notificações , cerca de 74% menos que o evento, imaginando que durante a semana inteira nenhum valparaisense tivesse procurado alguma unidade de saúde com sintomas da doença.


Já no Sábado recente, os números do evento dão conta de 1.003 atendimentos, dos quais 223 pessoas testaram positivo e 780 deram negativo, o que novamente indica que todos os presentes fizeram exames, algo que é desmentido pelos próprios protocolos da Secretaria Municipal de Saúde e relatos de moradores.

Até a presente data, quatro dias após, a pasta da Saúde registou 140 notificações, 86% a menos que os atendimentos feitos só no sábado e os casos confirmados no portal neste mesmo período totalizaram 109 ou 51% menos do que anunciado apenas no último evento.


Com essa 'contabilidade criativa', na segunda-feira (5) foram confirmados mais 74 valparaisenses com a doença e nesta terça-feira penas 35, fazendo a cidade chegar teoricamente à marca de 5.650 cidadãos diagnosticados com o novo coronavírus desde o início da pandemia. Desse total, mesmo que o governo ainda não tenha reportado as últimas ocorrências, a cidade tem hoje 113 mortes causadas pela Covid-19.

Publicidade

1/2
Mortos X Curados.png
Precisa explicar?
Curta nossa Fampage.png