• Carlos Guglielmeli

Grupos de diferentes ideologias convocam atos pró-impeachment de Bolsonaro

Movimentos de direita e esquerda, além de e representantes da sociedade civil, convocaram para este fim de semana atos a favor do impeachment do presidente Jair Bolsonaro em ao menos sete capitais e no Distrito Federal.


Os protestos ganharam a adesão, por exemplo, de organizações que estiveram em lados opostos durante o impeachment da presidente Dilma Rousseff.


Impeachment de Bolsonaro - Movimentos divergentes, de esquerda e direita convergem em atos contra o presidente / Foto: Sérgio Lima - Poder 360

Defendem a saída de Bolsonaro a Frente Brasil Popular e a Frente Povo Sem Medo, que apoiaram a petista em 2016, e dos que pediam a queda da petista o Vem para Rua, o MBL e o Acredito, grupo de renovação política também convocaram seus seguidores para atos contra o presidente.


Apesar da pauta comum, os protestos organizados por cada grupo estão sendo marcados para dias separados. O Acredito - que defende uma mobilização suprapartidária em torno do afastamento do presidente do cargo - e os grupos de esquerda organizam os protestos para sábado, dia 23. Já os grupos de direita marcaram seus atos para domingo, dia 24.


Nesta quarta-feira, a hashtag "#dia23ImpeachmentJa" chegou ao segundo lugar dos trending topics do Brasil no Twitter.


No sábado, estão marcadas carreatas em São Paulo (partindo da Assembleia Legislativa, às 14h), no Rio de Janeiro (do Monumento Zumbi dos Palmares, às 10h), em Brasília (da Funarte, às 9h), em Belo Horizonte (saindo do Mineirão, às 16h), em Porto Alegre (do Largo Zumbi, às 16h), em João Pessoa (da Praça da Independência, às 14h), em Rio Branco (partindo da Uninorte às 15h), em Curitiba (da Praça N. Senhora de Salete, às 15h30) e em Fortaleza (do Dragão do Mar, às 15h).


Já o Vem Pra Rua e o MBL marcaram dois protestos: um novo panelaço anti-Bolsonaro na sexta, dia 22, às 20h30 e uma carreata em São Paulo no domingo, saindo às 10h da Praça Charles Miller. Os grupos também articulam atos em outras cidades.

Publicidade

1/2
Mortos X Curados.png
Precisa explicar?
Curta nossa Fampage.png