Guarda Municipal de Valparaíso passa a usar armas não letais
Foto: Linice Moreira
Em mais um fato da sua história evolutiva desde a criação em 2017, nesta quinta-feira (27) a guarda Municipal de Valparaíso recebeu das mão do prefeito Pábio Mossoró (MDB) e do superintendente de segurança municipal, Antônio José, as primeiras armas não letais da corporação.
Além dos Sprays de pimenta SPECFORCES, foram entregues aos agentes, 08 pistolas de choque modelo Spark Z 2.0, produzidas pela Condor Tecnologias Não-Letais.
A partir de agora, todos os agentes da Guarda Municipal de Valparaíso em plantão operacional, aqueles que fazem o patrulhamento nas viaturas, estão equipados para outras situações além daquelas às que estavam aptos até então, aumentando a sensação de segurança nas ruas.
Os novos equipamentos são autorizados pelo exercito e equivalentes aos utilizados pela segurança pública em todo o mundo.
Para que se tenha uma ideia da suas aplicabilidades, o SPECFORCES é um Spray de Pimenta utilizado por forças especiais de segurança e a Taser Spark Z 2.0 é similar às utilizadas pela "Metropolitan Police Service" da Inglaterra.
A Spark tem um alcance de 6, 8 ou 11 metros para o tiro, que ao atingir o alvo promove uma descarga elétrica de 5 mil volts e 2,8 miliamperes, imobilizando-o. Além disso a arma tem mira laser, corte automático da corrente após cinco segundos, gasta 40% menos energia transferida durante o choque em relação a outros equipamentos importados e tem memória digital com capacidade de registrar os últimos 1.000 disparos.
“Os investimentos não vão [na Guarda Municipal] parar por aí. Em breve, iremos entregar mais duas viaturas para fortalecer o patrulhamento e a proteção das pessoas. Não estamos poupando esforços para garantir melhorias para a categoria” disse o prefeito Pábio Mossoró durante a entrega.