• Carlos Guglielmeli

Metade da população adulta Brasileira está no grupo de risco da Covid-19



Cerca 86 milhões de pessoas adultas, cerca de 50% dessa faixa etária brasileira, apresenta ao menos um fator de risco que aumenta a possibilidade de manifestação na forma mais grave do Covid-19, o novo coronavírus.


Ainda se considerados apenas os adultos com menos de 65 anos, a proporção dos suscetíveis a complicações caso venham a se infectar pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) ainda é alta: 47%.


As informações são de um estudo feito pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) que será publicada na Revista de Saúde Pública.


Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores incluíram na análise os fatores de risco observados pelos estudos iniciais sobre a doença em países asiáticos e os apontados nas pesquisas mais recentes, realizadas na Europa e nos Estados Unidos.


"Inicialmente, foram incluídas no grupo de risco as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, portadores de doenças crônicas [cardiovasculares, diabetes, hipertensão e doença pulmonar obstrutiva crônica] e os pacientes com câncer diagnosticados há menos de cinco anos. Os últimos estudos, porém, propuseram novos fatores de risco: pacientes em diálise ou outro tratamento para doença renal crônica, obesidade, asma moderada ou grave e tabagismo", explicou Leandro Rezende, professor do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina (EPM-Unifesp) e coordenador da pesquisa.


Para estimar o tamanho do grupo de risco para Covid-19 no país, os pesquisadores da Unifesp usaram dados de 51.770 participantes da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2013. Trata-se de um inquérito de âmbito nacional que coletou, em mais de 80 mil domicílios, dados como peso, altura, circunferência da cintura e pressão arterial – além de amostras de sangue e urina para exames laboratoriais de uma parcela dos entrevistados.


Fonte: Revista Galileu

Publicidade

1/2
Mortos X Curados.png
Precisa explicar?
Curta nossa Fampage.png