• Carlos Guglielmeli

Mortes denunciam omissão e ou distorção de dados da Covid-19 em Valparaíso


Números da Covid-19 em Valparaíso de Goiás são supostamente omitidos ou distorcidos / Foto: Recortes do Painel da Covid-19 do governo do Estado de Goiás

Valparaíso de Goiás registrou nas últimas 24 horas, até as 09h53 desta terça-feira (05), mais duas mortes causadas pelo novo coronavírus.


No mesmo período, apenas 17 pessoas teriam sido diagnosticadas com a doença na cidade, fazendo a taxa de mortalidade no município chegar aos estratosféricos 11,8%, quando a média nacional ainda permanece abaixo dos 2,4%.


A falta de testes e de transparência na divulgação dos dados por parte de Secretaria Municipal de Saúde, segundo a epidemiologista Sarah Sacco, podem explicar a incoerência dos números:


"O número de casos e de mortes causadas pela Covid-19, em geral, está em alta em todo o país, oscilando no máximo para a estabilidade as vezes, como aconteceu no Distrito Federal ontem. Portanto não é lógico uma cidade que já variou com mais de 80 diagnósticos diários e de duas a cinco mortes, hoje variar com 17 casos e duas mortes. Nitidamente falta testes e os dados estão distorcidos", analisou a epidemiologista.


Valparaíso só teve testagem em massa no período eleitoral, do final de Setembro a meados de novembro, antes e depois disso os moradores reclamam da dificuldade imposta na cidade para fazer o exame e a inexistência do fornecimento gratuito dos remédios para os diagnosticados.


"Onde eles botaram os R$ 23 milhões que o Bolsonaro mandou? Só serviu para comprar coisa superfaturada, para trabalhar antes das eleições e depois de se reeleger deixar a gente na mão? Meu marido fez o teste no DF, está mal, internado lá. Eu to passando mal, minha filha de 6 anos tossindo, o de 14 fraco, fraco, e eles racionando o exame, querem que eu espere alguém morrer para fazer o teste", reclamou a moradora do bairro Esplanada II, Ana Lúcia.


Ao todo, Valparaíso atingiu a marca de 8.155 cidadãos infectados oficialmente pelo vírus, dos quais são registradas 142 mortes entre eles.

Publicidade

1/2
Mortos X Curados.png
Precisa explicar?
Curta nossa Fampage.png