• Carlos Guglielmeli

Navio com 4.200 carros 0Km será cortado em oito pedaços, sem retirar a carga, um ano após tombar


Foto: NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration U.S.A)

O navio coreano MV Golden Ray, que tombou próximo ao porto de Brunwick na Geórgia (EUA) com uma carga de 4.200 automóveis 0Km, será literalmente fatiado para depois ser removido.


A embarcação com altura de um prédio de sete andares e quase 200 metros de comprimento virou no dia 08 de setembro de 2019 e deste então foram iniciados os estudos para encontrar a maneira de retirá-lo do local. O resultado foi um ambicioso plano de fatiar o navio em oito pedaços, que serão levados ao estaleiro por barcaças para ser remontado.


Foto: Animação disponibilizada pela NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration U.S.A)

Uma "colossal estrutura" batizada de VB 10000, que vem sendo preparada, vai ser montada envolta do casco e funcionar como uma gigantesca motosserra, movendo poderosas correntes para cima e para baixo, por vários dias, até que o atrito faça com que o aço do navio se rompa.


A operação já poderia ter sido iniciada, porém está atrasada devido as medidas adotadas nos Estados Unidos e nas empresas envolvidas, para a prevenção contra o novo coronavírus.


Foto: Georgia Department of Natural Resources

Segundo as informações levantadas pelo Histórias do Mar, um Blog especializado em notícias do setor, não há como retirar os carros das marcas Hyundai e Kia antes da operação e, mesmo que ainda haja veículos não danificados pela exposição ao mar ou pelo próprio tombamento, a previsão é que todos sejam destruídos após o resgate.





Publicidade

1/2
Mortos X Curados.png
Precisa explicar?
Curta nossa Fampage.png