• Carlos Guglielmeli

Numero de casos suspeitos de coronavírus em Valparaíso aumenta 65 vezes com nova fonte de dados



A Prefeitura de Valparaíso de Goiás, que adotava uma das estratégias mais transparentes da região para divulgação do número de casos do novo coronavírus, comunicou nesta terça-feira (19) uma mudança estratégia utilizada.

Segundo uma publicação feita no Site da prefeitura, a partir de agora as informações sobre a evolução da doença serão extraídas no portal da Secretaria de Estado da Saúde, que é abastecido por terceiros, profissionais de saúde das redes públicas e privadas de qualquer estado ou município, de maneira On Line.

Atualmente, esse portal apresenta 58 infecções confirmadas em Valparaíso, oito a menos que no Boletim municipal do dia anterior, já com relação aos casos suspeitos de Covid-19 na cidade, o número salta de 4 para 268 e as notificações de 141 para 414.

Numa apuração feita pelo Jornal Opção do Entorno, iniciada no dia 15 de maio, quando as diferenças dos dados foram verificadas pela redação, o site foi informada de que a incongruência dos números estariam acontecendo pela migração dos sistemas de controle, onde pessoas com suspeita da doença apareciam até oito vezes na lista.


Consultada sobre o problema, a secretária de saúde local, Alyane Ribeiro, disse que essas duplicações estão sendo levantadas e corrigidas pela equipe de controle epidemiológico municipal, porém, certamente nem todos os casos a mais serão erros de lançamentos, por isso vai multiplicar a capacidade de monitoramento e acompanhamento dos verdadeiros pacientes.

A nova metodologia de acompanhamento da pandemia faz com que diagnósticos ou suspeitas tratadas fora de Valparaíso sejam reportadas e a cidade trabalhe com números reais, o prejuízo será a falta de informações discriminadas por bairro, o que ajuda na compreensão de como a doença avança no município.

Publicidade

1/2
Mortos X Curados.png
Precisa explicar?
Curta nossa Fampage.png