• Carlos Guglielmeli

Planalto articula e instalação da CPI da Covid é adiada

O governo Bolsonaro tenta ganhar tempo e adiar ao máximo a CPI da Covid para, nesse meio tempo, negociar cargos do primeiro escalão e emendas parlamentares, supostamente, em troca de uma apuração mais branda.


Rodrigo Pacheco (DEM), presidente do Senado, já sinalizou que a instalação da CPI não será mais na próxima quinta-feira, mas sim no dia 27.


Plenário do senado Federal em 19 de abril de 2021 / Foto: Agência Senado

Com minoria na CPI, o governo já admite ceder um ministério para o Senado, que não nenhum dos seus membros compondo a equipe do presidente Jair Bolsonaro, como é o caso de cinco Deputados Federais. Uma das ideias cogitadas é entregar o Ministério da Educação para um senador.


O acordo fechado entre a maior parte dos integrantes da CPI, na última sexta-feira (16) prevê que Omar Aziz (PSD-AM) seja o presidente do colegiado, Randolfe Rodrigues (Rede) assuma a vice-presidência e Renan, a relatoria, porém aliados do presidente fazem pressão nas redes para impedir Renan de assumir esse posto porque, além de ser crítico de Bolsonaro, o senador é aliado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


Atacado nas mídias digitais por bolsonaristas, Renan deixou nesta segunda-feira (19) as redes sociais e pediu ao Twitter o bloqueio de várias contas com perfil classificado como "Fake".


A tropa digital aliada do presidente trabalha para massificar a opinião de que o senador não pode integrar a CPI por ser pai do governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), e uma das tarefas da comissão vai ser a investigar o destino dado ao dinheiro enviado a estados e municípios.


Para piorar a inferioridade numérica dos governistas indicados para o colegiado, o senador Marcos Rogério (DEM-RO), integrante da CPI da Covid, entregou nesta segunda-feira (19) o cargo de vice-líder do governo Bolsonaro, irritado com o que chamou de erros do Planalto:


"O governo errou, deixou correr solto (o funcionamento da CPI). Agora, querem correr atrás do prejuízo. O Palácio não procurou a própria base para conversar", criticou ele em entrevista à emissora CNN.


Mortos X Curados.png
Precisa explicar?
Curta nossa Fampage.png