• Carlos Guglielmeli

PV denuncia Brasil na OEA por falta de ações contra a Covid-19


Foto: Reprodução de O Globo / Com edição da redação

O Partido Verde ingressou nesta segunda-feira (10), junto à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos), com uma denúncia contra o Estado Brasileiro devido a suposta negligência do governo Jair Bolsonaro no combate à pandemia do novo coronavírus.


A legenda pede que órgão condene o País por violações aos direitos humanos e obrigue governo a cumprir recomendações de saúde.


Para justificar a denúncia, o PV cita ações do próprio governo que, segundo a agremiação, seguem um sentido contrário ao das recomendações médicas como o veto à obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial em áreas públicas ou a inclusão de salões de beleza, academias de ginástica e casas lotéricas entre os serviços fundamentais, além de discursos do presidente Bolsonaro e o descumprimento pelo governo do Plano de Contingência feito pelo seu próprio Ministério da Saúde.


"A Convenção Americana sobre Direitos Humanos dispõe que o direito à vida deve ser protegido pela lei. Ora, o que se demonstrou acima é que o Estado brasileiro faz exatamente o contrário ao promulgar decretos que colocam em risco a vida da sua população no cenário da infecção pelo coronavírus", diz parte da denúncia.


Segundo José Luiz Penna, presidente do PV, o objetivo é pressionar o governo a tomar providências no combate ao novo coronavírus.


"É um descalabro. Como é que pode essa falta de liderança?", questionou o dirigente.
Publicidade

1/2
Mortos X Curados.png
Precisa explicar?
Curta nossa Fampage.png