• Carlos Guglielmeli

Sistema de agendamento já recebeu mais de 10 mil doações de sangue em Goiás


Foto: Hemocentro de Brasília

Os hemocentros em todo o Brasil viram seus estoques reduzidos a quase zero após a chegada da pandemia do novo coronavírus, primeiro pelo receio das pessoas em ir à unidades de saúde e depois pela necessidade de cumprir o isolamento social.


Em Goiás a Hemorrede Pública foi rápida e lançou o agendamento eletrônico para doação pelo endereço agenda.hemocentro.org.br e do telefone 0800 642 0457 já no final de março.


"Inicialmente o serviço foi disponibilizado apenas para o Hemocentro de Goiânia, mas, com o sucesso da nova ferramenta de agendamento, em maio ampliamos o serviço para todas as unidades do Estado", disse a coordenadora de triagem e coleta da Hemorrede, Layane Marques.


Segundo Layane, desde que o serviço foi implantado em 30 de março já foram realizados mais de 10 mil agendamentos pelos canais de atendimento.


Para a garantia de doadores e receptores a Hemorrede Pública de Goiás, que é administrada pelo Idtech (Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano), adotou todos os critérios de segurança estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) e pela própria Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).


Layane informa ainda que a Hemorrede dispõe de rotinas rigorosas de limpeza e desinfecção dos ambientes, uso de insumos descartáveis e realiza treinamentos específicos de todos os servidores das unidades.


Quem pode doar


Os requisitos básicos para passar pela entrevista pré-doação de sangue são: estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 60 anos – antes de completar 18 anos, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis.


Para doadores acima de 60 anos, a orientação é que fiquem em casa, visto que são pessoas do grupo de risco para o coronavírus. Quem tomou a vacina da febre amarela ou sarampo deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas.

Publicidade

1/2
Mortos X Curados.png
Precisa explicar?
Curta nossa Fampage.png