• Carlos Guglielmeli

TCU aponta que Ministério da Saúde usou menos de 1/3 da verba para o enfrentamento à Covid-19


Foto: Reprodução TCU

Uma auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União) apurou que o Ministério da Saúde usou menos de um terço da dotação específica na a pasta para o combate aos efeitos da pandemia do novo coronavírus.


O documento que a Reuters teve acesso aponta que, dos R$ 38,97 bilhões em créditos abertos por sete medidas provisórias editadas pelo Governo Federal, apenas R$ 11,4 bilhões foram de fato aplicados até 25 de junho.


Entre outros pontos, a auditoria apurou que inicialmente as programadas pelo Ministério eram focadas em respiradores e que depois os recursos foram direcionados para os testes para detecção da doença, porém em nenhum dos casos o órgão atingiu as metas de aquisições por ele próprio estabelecidas.


Além da falta de aplicação dos recursos, os ministros do TCU deram 15 dias para realização de diligências na pasta da saúde federal, para que se verifique a lógica de financiamento a estados e municípios para a efetiva liberação de recursos, a possível ou não existência de uma estratégia de compras de insumos o enfrentamento à pandemia e se houve alteração do planejamento no curso da execução.


Em e-mail de resposta, o Ministério da Saúde informou que já enviou as informações para o TCU.

Publicidade

1/2
Mortos X Curados.png
Precisa explicar?
Curta nossa Fampage.png