• Carlos Guglielmeli

Valparaíso é 1º entre os municípios goianos em número de suspeitas de mortes causados pela Dengue



A investigação das mortes causadas pela Dengue são confirmadas periodicamente, por isso todos os óbitos relacionados à doença no estado, ocorridas nessas 16 semanas iniciais do ano, permanecem com o Status de "suspeitas".


Desde 2010, apenas uma suspeita de morte causada pela Dengue no estado de Goiás, nesse mesmo intervalo de tempo, não foi confirmada ao final do ano. Fato registrado em um dos três óbitos investigados na cidade de Águas Lindas no ano de 2019.

É nesse cenário, de provável confirmação, que Valparaíso de Goiás tem até a 16ª semana do ano de 2020, fechada no dia 21 de abril, cinco mortes investigadas relacionadas à Dengue, liderando o Ranking de todos os 246 municípios do goianos.


Fazendo uma comparação que expressa a gravidade desse número, a capital do estado, Goiânia, que tem um território 20 vezes maior e uma população cerca de 10 vezes também maior que Valparaíso, investiga 4 mortes relacionadas à doença.


Em número de casos confirmados, a cidade está em 5º lugar entre os municípios goianos com 1.868 casos confirmados, atrás apenas de Novo Gama com 2.402 casos notificados, Aparecida de Goiânia 3.965, Anápolis 4.128 e Goiânia com 6.269 registros.


Denúncias enviadas por moradores ao Jornal mostram que, em tempo da Pandemia de coronavírus, onde as pessoas estão evitando as unidades de saúde, o número de infectados pelo mosquito Aedes Aegypti pode ser ainda maior.


No bairro Esplanada I, por exemplo, seis casos de Dengue ocorridos nas quadras "i" e "j" não foram diagnosticados no município.


Segundo a Secretária Municipal de saúde, Alyane Ribeiro, o governo vem adotando todas as medidas de combate ao mosquito transmissor da doença, como as operações Cidade Limpa e o emprego do conhecido "carro fumace", porém a população não pode esquecer da Dengue por causa do coronavíros, mantendo quintais limpos, garrafas de boca para baixo, vasos de plantas com areia no prato e evitando todo acúmulo de água parada.


"Essa semana, em meio à pandemia, iremos dobrar nossa atenção contra a Dengue", disse a secretária.
Publicidade

1/2
Mortos X Curados.png
Precisa explicar?
Curta nossa Fampage.png