• Carlos Guglielmeli

Valparaíso tem o primeiro caso suspeito de coronavírus


Foto de Primeira Hora News


Na tarde desta terça-feira (10), deu entrada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Marajó em Valparaíso de Goiás a primeira paciente com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus (COVID-19).


Segundo informações preliminares, a paciente é uma jovem de 28 anos, moradora recende da cidade, tendo se mudado para Valparaíso no domingo (8), após uma viagem de 22 dias à Itália, país com o maior número de casos confirmados e suspeitos de corinavírus do continente europeu.


"Ética", a paciente já se dirigiu à unidade de saúde utilizando mascara e com as mãos higienizadas.


Na UPA, o protocolo determinado pelo Ministério da Saúde para casos suspeitos de Covid-19 foram seguidos, a paciente recebeu atendimento imediato, foi isolada, para que fosse colhido o material para exame e contraprova, que deve estar pronto em até 48 horas.


Após o atendimento a moça foi encaminhada com uma acompanhante para o isolamento domiciliar, seguindo os protocolos da vigilância epidemiológica e sendo monitorada pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde.


Segundo Alyanie Ribeiro, secretária municipal de saúde, as equipes que receberam a paciente foram ágeis para lhe dar um atendimento adequado e mantiveram a segurança tanto da paciente quanto da unidade, mantendo a UPA em condições normais de atendimento:


"Nossa primeira preocupação foi com a paciente, trabalhamos para deixá-la bem, ao mesmo tempo que outras equipes mantiveram a UPA em plenas condições de atendendo, ela (a paciente com suspeita de contaminação pelo coronavírus) também foi muito ética, já chegou de máscara cirúrgica, nos ajudou muito, nós a isolamos imediatamente e higienizamos a unidade, seguindo os protocolos".


Alyane também detalhou que essa higienização segue padrões determinados pelo CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) que garantem a segurança dos usuários e servidores, liberando a UPA para funcionar sem riscos.

Publicidade

1/2
Mortos X Curados.png
Precisa explicar?
Curta nossa Fampage.png