Valparaíso – Carnaval popular anima ruas da cidade

28/02/2017

As festas populares foram as opções de quem não deixa passar em branco o feriado de Carnaval. E nesse formato o valparaisense dá um show.

 

O Bloco Brakessã, que já está no seu décimo ano, se apresenta todos os dias de carnaval entre as etapas C e D do Valparaíso I. Completamente financiado pela colaboração das pessoas, “os trabalhos” se iniciaram com o “Bloco das Piranhas” onde homens vestidos de mulher espalham um humor sadio percorrendo as ruas do Esplanada III até o encontro das etapas C e D. Lá são recebidos pela bateria feminina “Coração me Diz” orquestrada pela mestra Andrea Belli. Das 17 às 22 horas quem dá o tom é o grupo ritmista Barakessã regido pelo mestre Felipe.

 

Presidido pela D. Fátima, moradora do Parque Marajó, o Baraquessã pega emprestado o nome de um índio guerreiro africano que é representado por um grande boneco feito pelo artista plástico Sr. Luiz.

 

No bairro Céu Azul, o bloco “O pai te ama” teve sua primeira edição neste ano com uma proposta bem diferente. Das 16 às 00 horas de sábado para domingo, a rua em frente ao colégio militar foi animada por som automotivo e DJs.

 

Idealizado por moradores da rua 63 daquele bairro, a festa aconteceu sem nenhum caso de violência, mesmo que sem policiamento constante.

 

Assim como o Barakessã, “O pai te ama” também foi financiado por iniciativa popular, a exemplo disso, os organizadores do Bloco arrecadaram recursos suficientes para pagar o DJ até as 21 horas e na hora de finalizar a música as pessoas se juntaram em uma “cotinha” e pagaram o tempo que restava para se divertiram até o último minuto que o alvará permitia.

 

Em ambos os casos, dentro de suas propostas, a população pode se divertir sem incidentes de violência e de uma maneira colaborativa onde todos eram donos da festa e fizeram o Carnaval acontecer de fato.

 

 

Compartilhar
Twittar
Please reload

Publicidade

1/5
Últimas notícias

Lêda Borges está entre os três deputados estaduais que menos...

24/1/2020

1/20
Please reload

Matéria_do_Brasil_dividido_em_3.png
Siga
  • Facebook do Jornal Opção do Entorno
  • Twitter do Jornal Opção do Entorno
  • Instagram do Jornal Opção do Entorno