ONG de Valparaíso leva soluções para todo o país e exterior

16/01/2018

 

Poucos moradores de Valparaíso sabem, mas a Caravana Digital que percorreu o Brasil operacionalizando a audaciosa mudança na recepção de sinal analógico para digital dos canais da televisão aberta foi feita por uma ONG valparaisense.

 

Lançada oficialmente no dia 16 de dezembro de 2000, a Programando o Futuro começou com um Telecentro montado numa sala cedida pela Loja Maçônica na rua 07 da Morada Nobre. A ideia era democratizar a informática e o uso da grande rede, dando cursos de montagem e configuração de computadores e fornecendo acesso à internet gratuitos para a comunidade carente da cidade.

 

Hoje os telecentros estão presentes em mais de 3.000 cidades brasileiras, com cerca de 10.000 unidades autônomas.

 

Com o primeiro objetivo bem encaminhado, a Programando o Futuro pôs em prática outros projetos, um dos mais importantes para a sociedade em geral é a Estação Metareciclagem que trata da destinação consciente e reaproveitamento de resíduos eletrônicos.

 

Nesse seguimento os valparaisenses ultrapassaram as fronteiras nacionais e, além de no Brasil, tornaram-se um “Case” de soluções para esse assunto em Gana na África.

 

O destino plástico e do lixo eletrônico, poluente com grande poder de contaminação, são considerados alguns dos maiores desafios da humanidade nos tempos atuais.

De Valparaíso saem tubos de televisores velhos triturados para virar tinta de sinalização viária, placas de computadores inutilizados vão para o Canadá e Dinamarca para serem processadas, caixas de monitores e televisores são moídos para virar brinquedos ou matéria prima de impressora 3D (a única reciclada do Brasil).

Discreta sob o ponto de vista da popularidade local, mas uma gigante naquilo que se propõe, a Programando o Futuro é uma entidade legitimamente valparaisense, com um desempenho de causar inveja à qualquer organização pública ou privada da região. Um “highlight” de Valparaíso, pouco valorizado por seus conterrâneos.

 

 

 

Compartilhar
Twittar
Please reload

Publicidade

1/5
Últimas notícias

Setor de Serviços tem alta em setembro e elimina perdas de 2...

12/11/2019

1/20
Please reload

Matéria_do_Brasil_dividido_em_3.png
Siga
  • Facebook do Jornal Opção do Entorno
  • Twitter do Jornal Opção do Entorno
  • Instagram do Jornal Opção do Entorno