Câmara Municipal de Valparaíso homenageia Guardas Municipais que fizeram parto de emergência salvaram criança de acidente

01/03/2018

Os Agentes da Guarda Municipal de Valparaíso, Ivan Alves de Sousa, Celimário Luiz dos Santos e Marcos Antônio Ferreira Lopes foram homenageados pela Câmara Municipal de Valparaíso com Moções de Aplausos.

 

A homenagem aconteceu nesta quarta-feira, 28/02 após uma proposição dos Vereadores Ferreira e Flávio Lopes, ambos do PP (Partido Progressista). Quando apresentou as propostas de moção o vereador Ferreira justificou que “era necessário reconhecer a bravura e a qualidade do trabalho desses agentes, em especial os três que atuaram em ocorrências extraordinárias, dando e salvando vidas”.

 

No dia 29 de novembro recente o agente Marcos Antônio Ferreira Lopes estava no Ginásio de Esportes do Jardim Oriente, onde acontecia um evento do Programa Goiás na Frente Habitação, quando uma criança perdeu os sentidos e foi socorrida pelo Guarda Municipal, a menor Ana Clara de Oliveira Eduarda apresentava sintomas de asfixia por engasgamento, momento no qual Marcos pôs em prática o que aprendeu em seu treinamento de formação e salvou a menina.

 

Após a desobstrução das vias aéreas, Ana Clara ainda foi levada para o CAIS (Centro de Atendimento integrado de Saúde) pelo próprio Agente Marcos Antônio onde seu atendimento foi continuado, mas já fora de risco de morte.


Os outros dois agentes também foram rápidos na resposta a um caso tão extraordinário quanto o anterior.

 

O fato aconteceu no dia 25 de dezembro passado, na ocasião os Guardas Municipais Ivon Alves de Sousa e Celimário Luiz dos Santos estavam fazendo uma ronda de rotina no HMV (Hospital Municipal de Valparaíso) quando testemunharam a chegada de um casal cuja mulher estava em trabalho de parto.

 

A gestante não conseguia sair do veículo parado no estacionamento, os Guardas perceberam que o bebê não ia esperar a chegada dos médicos que nessa altura já haviam sido chamados, mas também estavam em atendimento de emergência no interior do hospital, foi quando Ivon e Celimário relembraram o que aprenderam no curso de formação pelo que passaram e fizeram o parto ali mesmo, dentro do carro.

 

Segundo os médicos, o parto foi feito com muita maestria pelos Guardas Municipais, foram tomadas todas as precauções possíveis para garantir a segurança da mãe, Cinthia da Silva Santos, e da criança.

 

O Comandante Antônio José disse que "essas três honrarias representam o reconhecimento à toda corporação que já recuperou carros roubados, está ajudando na segurança dos jovens estudantes, auxiliou as outras forças de segurança a prender agressores, traficantes e ladrões e está coibindo a criminalidade dentro de sua proposta de trabalho".

 

 

 

 

Compartilhar
Twittar
Please reload

Publicidade

1/5
Últimas notícias

Lêda Borges está entre os três deputados estaduais que menos...

24/1/2020

1/20
Please reload

Matéria_do_Brasil_dividido_em_3.png
Siga
  • Facebook do Jornal Opção do Entorno
  • Twitter do Jornal Opção do Entorno
  • Instagram do Jornal Opção do Entorno