Greve dos caminhoneiros já provoca falta de combustíveis nos postos de Valparaíso

24/05/2018

Os efeitos da greve dos caminhoneiros já chegaram em Valparaíso de Goiás, entorno goiano do Distrito Federal, os postos à margem da BR 040 já estão completamente sem combustível.

 

A outra consequência é o valor da gasolina nas bombas que subiu em média R$ 0,30 por litro, sem nenhuma causa concreta sabida, a não ser a especulação dos donos de postos  que tiram proveito da poca oferta e alta procura.

 

Políticas de controle artificial da inflação com a interferência do governo federal na precificação do combustíveis, adotadas desde os governos Lula e passando pela ex-presidente Dilma, são apontados por economistas como grandes culpadas pelas sucessivas altas nos preços atuais. Por sua o governo Temer não se antecipou ao problema e não adotou as medidas para que não se chegasse a esse ponto. 

 

Há dentre as causas, em menor grau de influência, o “modus operandi” dos empresários donos de postos e distribuidoras que, por exemplo, não hesitam em repassar aumentos majorados aos consumidores, quando eles acontecem de fato na fonte, e quando há uma deflação a redução dos preços nas bombas não chegam.

 

Vale salientar que no movimento grevista dos caminhoneiros também há a mão forte dos grandes empresários dos transportes, pois dos cerca de 2,6 Milhões de caminhões brasileiros, somente algo em torno de 640 Mil são autônomos, ou seja, lutam por seus interesses, todo o restante provavelmente está parado com a permissão dos patrões que supõe-se quererem tirar vantagem disso, por exemplo com a isenção do PIS-Cofins que está sendo cogitada.

Compartilhar
Twittar
Please reload

Publicidade

1/5
Últimas notícias

Deputada Lêda Borges "denuncia" a destruição dos p...

6/12/2019

1/20
Please reload

Matéria_do_Brasil_dividido_em_3.png
Siga
  • Facebook do Jornal Opção do Entorno
  • Twitter do Jornal Opção do Entorno
  • Instagram do Jornal Opção do Entorno