PT registra a candidatura de Lula para presidência da República

O PT (Partido dos Trabalhadores) registrou no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República nas próximas eleições que ocorrem em outubro. Fernando Haddad foi oficializado como vice da chapa.

 

No registro o PT declarou R$ 7,9 milhões em bens do ex-presidente e R$ 428 Mil de Haddad.

 

Em tese, o ex-presidente está enquadrado na Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura de condenados por órgãos colegiados de 2ª instância, porém a inelegibilidade só é declarada após análise do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

 

No caso de Lula, esse julgamento não é imediato porquê ele conseguiu apresentar no registro todas as certidões negativas, inclusive de antecedentes, pois o fez em São Paulo, fugindo do Paraná e do Rio Grande do Sul, onde foi condenado em 1ª e 2ª instância.

 

De agora em diante o TSE vai decidir sobre o caso apenas após ser provocado, o que que deve acontecer logo, pois a Procuradora Geral da República, Raquel Dodge, já manifestou a intenção de questionar o registro e a tendência é que ele seja indeferido rapidamente.

Compartilhar
Twittar
Please reload

Publicidade

1/5
Últimas notícias

Lêda Borges cobra obras de manutenção no restaurante cidadão...

5/12/2019

1/20
Please reload

Matéria_do_Brasil_dividido_em_3.png
Siga
  • Facebook do Jornal Opção do Entorno
  • Twitter do Jornal Opção do Entorno
  • Instagram do Jornal Opção do Entorno