Primeira pesquisa eleitoral feita após o início da campanha mostra um cenário inalterado

20/08/2018

 

A primeira pesquisa eleitoral para avaliar o desempenho dos candidatos a Presidente da República feita após o início das campanhas eleitorais mostra um cenário inalterado em relação ao que já vinha sendo apresentado.

 

Realizada pelo instituto MDA, por encomenda da CNT (Confederação Nacional de Transportes), na aferição estimulada, modalidade de pesquisa onde o entrevistador apresenta uma lista de candidatos ao entrevistado, o ex-presidente Lula (PT) aparece em primeiro lugar com 37,3% da intenções de votos, seguido pelo deputado Jair Bolsonaro (PSL) com 18,8%.

 

Mais atrás estão embolados a candidata Marina Silva (Rede) com 5,6%, Geraldo Alkmin (PSDB) com 4,9%, Ciro Gomes (PDT) com 4,1% e Álvaro Dias (Podemos) com 2,7%. Os outros sete candidatos não atingiram 1%.

 

Na modalidade espontânea, quando a escolha do eleitor é livre, sem que ele receba uma lista prévia de candidatos, a Lula e Bolsonaro ficam mais próximos, respectivamente com 20,7% e 15,1% da preferência dos eleitores. Nesse formato os outros candidatos ficam ainda mais distantes dos ponteiros, Alkmin com 1,7%, Ciro com 1,5%, Álvaro Dias com 1,3% e marina com 1,1%. Aqui também os outros presidenciáveis não atingiram 1%.

Analistas políticos repercutiram sobre essa pesquisa em diversos veículos de comunicação, em sua maioria disseram que era óbvia a pouca oscilação em relação aos resultados anteriores, pois as campanhas ainda não tomaram as ruas. Além disso, comentam que é um erro não consultar os cenários se a presença do ex-presidente Lula na disputa.

Compartilhar
Twittar
Please reload

Publicidade

1/5
Últimas notícias

Ferrari dá prazo para Vettel mostrar resultado e decidir sob...

15/12/2019

1/20
Please reload

Matéria_do_Brasil_dividido_em_3.png
Siga
  • Facebook do Jornal Opção do Entorno
  • Twitter do Jornal Opção do Entorno
  • Instagram do Jornal Opção do Entorno