Unilever anuncia que vai sair do Goiás e potencializa tensão da indústria com o futuro governo de Caiado

 

Recentes declarações do governador eleito de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), estão provocando um certo desconforto na indústria instalada ou com pretensões de se instalar no estado.

 

Caiado afirmou que pretende mudar o Projeto de Lei de convalidação dos incentivos fiscais, enviado pelo atual governador José Eliton (PSDB) para aprovação na Alego (Assembleia Legislativa de Goiás). Convalidar neste caso é transformar o anulável em plenamente válido.

 

A decisão da Unilever em deixar o estado de Goiás, que hoje lhe garante 30% de isenção do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), para voltar à sua cidade de origem no interior de Minas Gerais, que por sua vez promete isenção dos impostos prediais (IPTU) por cinco anos, dos Impostos Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e das taxas de fiscalização sobre as obras, pode não estar diretamente relacionada às declarações do futuro governador, mas juntas as duas coisas provocam um grande ruído no seguimento da indústria.

 

Esses dados não são divulgados, pois estão protegidos pelo sigilo fiscal, mas especula-se que a Unilever seja uma das maiores arrecadadoras de ICMS em Goiás, portanto sua retirada do estado vai provocar, além do prejuízo social devido aos postos de trabalho fechados, uma considerável queda na arrecadação. O que diminui a riqueza em circulação e a margem do estado para fazer novas negociações.

 

Os incentivos fiscais em Goiás fazem parte do Programa Produzir, criado por Marconi Perillo em 1999, durante o seu primeiro mandato de Governador. A partir dele o PIB goiano saltou 11 vezes, foram criados 1,1 milhão de empregos com carteira assinada a mais do que as vagas perdidas, e o estado passou a abrigar a indústria de ponta, saltando de 12º para 9º lugar no Ranking da produção econômica nacional.

Compartilhar
Twittar
Please reload

Publicidade

1/5
Últimas notícias

Ferrari dá prazo para Vettel mostrar resultado e decidir sob...

15/12/2019

1/20
Please reload

Matéria_do_Brasil_dividido_em_3.png
Siga
  • Facebook do Jornal Opção do Entorno
  • Twitter do Jornal Opção do Entorno
  • Instagram do Jornal Opção do Entorno