Interpretação de fala do presidente Bolsonaro sobre democracia e forças armadas causa nova polêmica

 

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) se viu envolvido pela imprensa em mais uma polêmica causada pela interpretação de suas palavras, desta vez proferidas nesta quinta-feira (7) durante a cerimônia que comemorava o aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais, realizada no Rio de Janeiro.

 

Bolsonaro enumerou dois grandes desafios seus, o primeiro foi vencido ao assumir a presidência da república e quando falou do segundo, acabou permitindo interpretações diversas:

 

A segunda missão será cumprida ao lado das pessoas de bem do nosso Brasil, daqueles que amam a pátria, daqueles que respeitam a família, daqueles que querem aproximação com países que têm a ideologia semelhante à nossa, daqueles que amam a democracia e a liberdade. Isso, democracia e liberdade só existem quando a sua respectiva Força Armada assim o quer”, disse ele.

 

Não demorou para que a fala estivesse pautada nas mais diversas publicações on-line, em sua maioria interpretando-a negativamente, como se Bolsonaro pretendesse afirmar que a democracia brasileira fosse uma “permissão” condicionada dos militares.

 

Imediatamente ministros e até o vice-presidente Hamilton Mourão saíram em defesa do presidente.

 

Segundo o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, “as palavras foram ditas de improviso para uma tropa qualificada que compreendeu que as forças armadas estão a serviço da democrática”.

 

Já o vice presidente, Hamilton Mourão, explicou que a fala de Bolsonaro tinha a intenção de dizer que “onde as forças armadas não estão comprometidas com a democracia, essas forças morrem”.

 

Em um vídeo transmitido ao vivo por sua rede social no início da noite, o presidente se queixou da repercussão deturpada de sua fala, “Essa fala já começou a levar para o lado das mais variadas interpretações possíveis”.

Compartilhar
Twittar
Please reload

Publicidade

1/5
Últimas notícias

Autores de assassinato por ponto de tráfico de drogas são pr...

14/11/2019

1/20
Please reload

Matéria_do_Brasil_dividido_em_3.png
Siga
  • Facebook do Jornal Opção do Entorno
  • Twitter do Jornal Opção do Entorno
  • Instagram do Jornal Opção do Entorno