Lêda Borges participa de sessão para a criação da Região Metropolitana do Distrito Federal e lamenta a ausência do governador Caiado

 

A deputada estadual Lêda Borges (PSDB) participou na manhã desta terça-feira (16) da sessão que votaria o relatório favorável à MP 862/2018 que cria a Região Metropolitana do Distrito Federal, realizada no Congresso Nacional.

 

Mais uma vez a parlamentar lamentou a ausência do governador Ronaldo Caiado (DEM) na discussão dessa pauta, que é considerada de extrema importância, principalmente para municípios goianos como Valparaíso, Cidade Ocidental, Luziânia, Novo Gama e Água Lindas.

 

Estamos de novo colocando nossa posição favorável [à criação da Região Metropolitana], mesmo que esteja havendo uma manobra do governo do estado de Goiás para que ela não seja aprovada”, disse Lêda Borges.

 

Segundo a deputada, que é representante da região, “o importante agora é fazer integração [das cidades goianas e mineiras, limítrofes ao Distrito Federal, com a própria capital do país] e depois discutir o percentual do fundo”.

 

Com integração dos municípios do entorno e o Distrito Federal, as unidades federativas vão poder interagir com políticas públicas comuns nas áreas de segurança pública, saúde, educação, transporte público e infraestrutura, por exemplo. Para isso é criado um fundo abastecido pelos estados e pela União.

 

Analistas políticos da região avaliam que a tentativa do governador Caiado em frustrar esse projeto é justamente para fugir da obrigatoriedade de investir na região pelo fundo que seria criado.

 

Novamente o projeto não avançou, agora por falta de consenso no relatório do deputado relator José Nelto (Podemos), que é da base caiadista.

 

Nelto fez adições ao texto original, o que prejudica a tramitação do projeto.

Compartilhar
Twittar
Please reload

Publicidade

1/5
Últimas notícias

Setor de Serviços tem alta em setembro e elimina perdas de 2...

12/11/2019

1/20
Please reload

Matéria_do_Brasil_dividido_em_3.png
Siga
  • Facebook do Jornal Opção do Entorno
  • Twitter do Jornal Opção do Entorno
  • Instagram do Jornal Opção do Entorno