Campanha de combate ao abuso e à exploração sexual contra menores é lançada em Valparaíso

16/05/2019

 

Por meio das Secretarias de Educação, de Ação Social e de Saúde, a Prefeitura Municipal de Valparaíso lançou na manhã desta quinta-feira (16) a Campanha de Prevenção e Combate à Exploração Sexual de Menores.

 

A ação foi dividida em dois momentos, o primeiro aconteceu na manhã desta quinta-feira (16), com a realização de palestras para qualificar e conscientizar os servidores públicos destas pastas e a comunidade em geral, sobre as políticas públicas disponíveis e ações necessárias para a formação de uma rede de proteção e prevenção contra a exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes.

 

O segundo ato acontece no dia seguinte, na sexta-feira (17), quando os mesmos atores promovem uma caminhada pública que pretende chamar a atenção da população a respeito dessas agressões, normalmente mantidas entre as quatro paredes de um lar.

 

A primeira palestrante foi a deputada Lêda Borges, que durante quatro anos comandou a Secretaria Cidadã, responsável pelas políticas públicas voltadas às crianças e aos adolescentes no Estado e Goiás. A pasta da parlamentar, por exemplo, equipou cerca de 195 conselhos tutelares no estado com um Kit que tinha até um carro para cada equipe.

 

Vocês que estão na ponta, lidando com as crianças, os adolescentes e com as famílias, precisam estar convencidos e convencer os cidadãos de que a responsabilidade de atuar contra a agressão sexual, ou seja ela qual for, praticada contra o menor, a mulher ou qualquer pessoas, é de todos. Precisamos construir de verdade um rede de proteção onde todos tomem para si sua parcela de responsabilidade”, disse a Lêda Borges.

 

A delegada titular da DEAM (Delegacia Especializada em Atendimento da Mulher), Isis Santana, também palestrou e além de tipificar os vários crimes qualificados como abuso ou crime sexual contra menores, além disso falou sobre a distinção e identificação de crianças vítimas da exploração e ou abusos sexuais.

 

O prefeito Pábio Mossoró, que esteve anteriormente à esse evento no ato de acolhida dos alunos e servidores da Escola Estadual Céu Azul, fechada desde o assassinato do seu coordenador Júlio César, falou aos presentes que “uma boa educação nem sempre é uma questão de prédio, mas é muito mais uma questão de colaboradores, de envolvimento das pessoas e isso nós temos em Valparaíso, nossas equipes da Educação, da Saúde, da Ação Social e de todas as áreas são envolvidas. Precisamos também por esse envolvimento na proteção das nossas crianças e nossos adolescentes. Isso eu peço a todos vocês”.

 

A caminhada pela conscientização da necessidade do envolvimento de todos na proteção de menores aconteceu na manhã desta sexta-feira (17) com a adesão de alunos da rede pública municipal de ensino, servidores da saúde, educação e Ação Social, do próprio prefeito Pábio Mossoró e de populares.

 

 

Compartilhar
Twittar
Please reload

Publicidade

1/5
Últimas notícias

Lêda Borges cobra obras de manutenção no restaurante cidadão...

5/12/2019

1/20
Please reload

Matéria_do_Brasil_dividido_em_3.png
Siga
  • Facebook do Jornal Opção do Entorno
  • Twitter do Jornal Opção do Entorno
  • Instagram do Jornal Opção do Entorno