Bolsonaro critica fala de Angela Merkel e diz que Brasil tem muito a ensinar à Alemanha

27/06/2019

 

Ao chegar em Osaka, no Japão, para participar do G20 nesta quinta-feira (20), o presidente Jair Bolsonaro (PSL) criticou a fala da primeira ministra alemã Angela Merkel que disse ver como “dramática” a situação atual brasileira, sob o ponto de vista ambiental e de direitos humanos.

 

Bolsonaro não ponderou a ser questionado sobre as declarações da chanceler, “a Alemanha tem muito a aprender com o Brasil sobre meio ambiente”, disse ele.

 

O presidente ainda emendou dizendo que o Brasil precisa ser respeitado e que o governo brasileiro não está no G20 para “ser advertido”.

 

Nós temos exemplo a dar à Alemanha sobre meio-ambiente. A indústria deles continua sendo fóssil, vem parte do carvão, e a nossa não. Eles têm muito a aprender conosco”, disse ele.

 

A fala de Merkel foi feita no dia anterior, quarta-feira (26), durante uma sessão no Parlamento Alemão.

 

Questionada pela deputada do Partido Verde Anja Hajduk, se Alemanha devia seguir nas negociações de livre-comércio entre União Europeia e Mercosul no momento em que ambientalistas, defensores dos direitos humanos e cientistas denunciam uma deterioração destes quesitos no Brasil, a chanceler alemã respondeu:

 

Eu, assim como você, vejo com grande preocupação a questão da atuação do novo presidente brasileiro. E a oportunidade será utilizada, durante a cúpula do G20, para falar diretamente sobre o tema, porque eu vejo como dramático o que está acontecendo no Brasil.

 

Na sequência, Merkel disse que paralisar a negociação não seria a solução para o problema:

 

Eu não acho que não levar adiante um acordo com o Mercosul vá fazer com que um hectare a menos de floresta seja derrubado no Brasil. Pelo contrário. Eu vou fazer o que for possível, dentro das minhas forças, para que o que acontece no Brasil não aconteça mais, sem superestimar as possibilidades que tenho. Mas não buscar o acordo de livre-comércio, certamente, não é a resposta para essa questão.

Compartilhar
Twittar
Please reload

Publicidade

1/5
Últimas notícias

Lêda Borges cobra obras de manutenção no restaurante cidadão...

5/12/2019

1/20
Please reload

Matéria_do_Brasil_dividido_em_3.png
Siga
  • Facebook do Jornal Opção do Entorno
  • Twitter do Jornal Opção do Entorno
  • Instagram do Jornal Opção do Entorno