Contradição no depoimento de hacker põe dúvidas na real participação de Manuela D’Ávila e Glenn Greenwald no caso da invasão de celulares

03/08/2019

 

Em depoimento à Polícia Federal, o hacker Walter Delgatti Neto disse que procurou a ex-deputada e ex-candidata a vice-presidente na capa do PT, Manuela D’Ávila (PCdoB-RS), no dia 12 de maio recente para pedir o contato do jornalista Glenn Greenwald do The Intercept.

 

Segundo Delgatti e declarações da própria Manuela, a conversa girou em torno de um material de interceptação que ele teria a oferecer ao jornalista. Conforme o que ambos disseram, a ex-parlamentar passou o contato de Glenn e os dois supostamente combinaram a entrega ocorrida no início de junho.

 

No mesmo depoimento o hacker também informou que o primeiro telefone invadido foi o do promotor Marcelo Zanin Bombardi de Araraquara (SP), por quem Delgatti foi denunciado em abril de 2017 e acabou condenado a dois anos de prisão pelos crimes de tráfico e falsificação.

 

À imprensa Bombardi informou que seu telefone deve ter sido invadido no 1º dia de junho, quando ele recebeu o SMS do aplicativo Telegram, relatado como premissa da técnica de hackeamento.

"Ele [Delgatti] disse que eu fui o primeiro a ser invadido e [que], a partir da invasão do meu smartphone, da minha conta de Telegram, teria acessado as demais contas, chegando a todas as autoridades. Mas eu não tenho nenhum SMS de março no meu telefone", disse o promotor.

 

Com essa informação, aumentam as suspeitas sobre o teor dos contatos feitos entre o hacker, a ex-candidata Manuela D’Ávila e o jornalista do The Intercept, pois, se a primeira invasão foi feita mesmo em junho, eles trataram na primeira quinzena de maio sobre um crime que ainda aconteceria, não sobre documentos com revelações de interesse público já existentes.

Compartilhar
Twittar
Please reload

Publicidade

1/5
Últimas notícias

Brasília perde jogando em casa para o Rio Claro no NBB

21/1/2020

1/20
Please reload

Matéria_do_Brasil_dividido_em_3.png
Siga
  • Facebook do Jornal Opção do Entorno
  • Twitter do Jornal Opção do Entorno
  • Instagram do Jornal Opção do Entorno