Bolsonaro demite secretário de cultura após divulgação e má repercussão de vídeo com cunho nazista

18/01/2020

 

Após a polêmica gerada em torno do vídeo publicado pelo, agora, ex-secretário de cultura, Roberto Alvim, o presidente Jair Bolsonaro determinou a sua exoneração, classificando a divulgação como “infeliz”.

 

A arte brasileira da próxima década será heroica e será nacional. Será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes de nosso povo, ou então não será nada", disse Alvim, parafraseando o nazista Joseph Goeggels.

 

Originalmente, o ministro da propaganda de Adolf Hitler disse em maio de 1933 que “A arte alemã da próxima década será heroica, será ferrenhamente romântica, será objetiva e livre de sentimentalismo, será nacional com grande apelo e igualmente imperativa e vinculante, ou então não será nada”.

 

Em entrevista concedida na manhã desta sexta-feira (17), Alvim afirmou ao ESTADO que teria conversado com o presidente Bolsonaro e o convencido de que sua citação era apenas uma coincidência retórica mas, ao prosseguir admitiu que sua fala foi inspirada no ministro nazista, com quem admitiu ter afinidades em alguns pensamentos, sem concordar com o regime.

 

As ideias contidas na frase são absolutamente perfeitas" afirmou o ex-secretário que também disse “assinar embaixo” dela.

 

"A filiação de Joseph Goebbels com a arte clássica e com o nacionalismo em arte é semelhante a minha e não se pode depreender daí uma concordância minha com toda a parte espúria do ideal nazista”, completou ao ESTADO, Roberto Alvim.

 

Artistas e até apoiadores de Bolsonaro cobraram a demissão do secretário, o presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia, foi às redes sociais pedir o afastamento imediato de Alvin.

 

No meio da tarde veio a confirmação do presidente brasileiro para finalizar o assunto demissão do pupilo indicado pelo guru de sua família, Olavo de Carvalho:

 

 

 

Compartilhar
Twittar
Please reload

Publicidade

1/4
Últimas notícias

Um dos maiores traficante do Entorno Sul é assassinado dentr...

22/2/2020

1/20
Please reload

Matéria_do_Brasil_dividido_em_3.png
Siga
  • Facebook do Jornal Opção do Entorno
  • Twitter do Jornal Opção do Entorno
  • Instagram do Jornal Opção do Entorno